quarta-feira, 3 de novembro de 2021

Essa síntese falar sobre o "Novo Modelo de educação" com base em diversas referências teóricas.


                             O Novo Modelo de educação 

Ao criticar o modelo educacional universitário brasileiro, percebe-se a estrutura curricular da forma de aplicar a educação brasileira apresentando tendência das universidades europeias do século XIX. Neste sentido tornando as universidades brasileira uma imitação da cultura de outros povos esquecendo a real significação da cultura nacional de seu povo.  Sendo assim, surgi a proposta de um novo modelo universitário em nosso país onde dar início um novo modelo de avaliação institucional, adequando-se a realidade do contexto social analisando as seguintes demandas: Articulação, atualização, contexto e condições, flexibilidade,autonomia, impacto do modelo, arquitetura curricular do modelo Universidade Nova, bacharelado interdisciplinar: conceitos e modalidades, Hipótese 1, hipótese 2, formas de ingresso e progressão da formação, estrutura curricular dos bacharelados, formação específica, formação geral, eixo linguagens (EL), e eixo interdisciplinar  e do acesso á universidade (ações afirmativas na universidade nova).

 Esse novo modelo de educação não visa restabelecer falhas e especificar problemas no antigo modo de avaliação das universidades, mas sim modernizar e abrange conceitos da nossa sociedade atual e do que é vivenciando em nosso contexto social. Entretanto, existem várias modificações e transformações nas modalidades de ensino aprendizagem, bem como propor a população uma oportunidade de ingressar no ensino superior sem distinção de formação cultural, classes e gêneros. Desta maneira, possibilitando a todos que tenham interesse em uma graduação a oportunidade de estudar, qualifica-se para o mercado de trabalho de forma mais hábil e quem tiver motivação e talento para exercer á área que escolher, tentando mudar os modo de organização e da inclusão social para facilitar o ingresso nas universidades, dando ênfase a um programa educacional de acordo com a nossa realidade de sobrevivência, levando em conta que somos um país em desenvolvimento econômico.

 

 

 

 

REFERÊNCIAS

 

Chauí, Marilena (2003), “A universidade pública sob nova perspectiva”, Conferência de abertura da 26ª reunião Anual da ANPED, Poço de Caldas, 5 de Outubro de 2003.

 

Estanque, Elísio e Nunes, João Arriscado (2003), “Dilemas e Desafios da Universidade: recomposição social e expectativas dos estudantes na Universidade de Coimbra”, Revista Crítica de Ciências Sociais, 66, pp. 5-44.

 

Gibbons, Michael et al (1994), The New Production of Knowledge. Londres: Sage.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

                             

                 

                     

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