Ao
criticar o modelo educacional universitário brasileiro, percebe-se a estrutura
curricular da forma de aplicar a educação brasileira apresentando tendência das
universidades europeias do século XIX. Neste sentido tornando as universidades
brasileira uma imitação da cultura de outros povos esquecendo a real
significação da cultura nacional de seu povo.
Sendo assim, surgi a proposta de um novo modelo universitário em nosso
país onde dar início um novo modelo de avaliação institucional, adequando-se a
realidade do contexto social analisando as seguintes demandas: Articulação,
atualização, contexto e condições, flexibilidade,autonomia, impacto do modelo,
arquitetura curricular do modelo Universidade Nova, bacharelado
interdisciplinar: conceitos e modalidades, Hipótese 1, hipótese 2, formas de
ingresso e progressão da formação, estrutura curricular dos bacharelados, formação
específica, formação geral, eixo linguagens (EL), e eixo interdisciplinar e do acesso á universidade (ações afirmativas
na universidade nova).
Esse novo modelo de educação não visa
restabelecer falhas e especificar problemas no antigo modo de avaliação das
universidades, mas sim modernizar e abrange conceitos da nossa sociedade atual
e do que é vivenciando em nosso contexto social. Entretanto, existem várias
modificações e transformações nas modalidades de ensino aprendizagem, bem como
propor a população uma oportunidade de ingressar no ensino superior sem
distinção de formação cultural, classes e gêneros. Desta maneira,
possibilitando a todos que tenham interesse em uma graduação a oportunidade de
estudar, qualifica-se para o mercado de trabalho de forma mais hábil e quem
tiver motivação e talento para exercer á área que escolher, tentando mudar os
modo de organização e da inclusão social para facilitar o ingresso nas
universidades, dando ênfase a um programa educacional de acordo com a nossa
realidade de sobrevivência, levando em conta que somos um país em
desenvolvimento econômico.
REFERÊNCIAS
Chauí,
Marilena (2003), “A universidade pública sob nova perspectiva”, Conferência de
abertura da 26ª reunião Anual da ANPED, Poço de Caldas, 5 de Outubro de 2003.
Estanque,
Elísio e Nunes, João Arriscado (2003), “Dilemas e Desafios da Universidade:
recomposição social e expectativas dos estudantes na Universidade de Coimbra”,
Revista Crítica de Ciências Sociais, 66, pp. 5-44.
Gibbons, Michael et al (1994), The New Production of
Knowledge. Londres: Sage.
Nenhum comentário:
Postar um comentário