Subsídios
para a reforma da educação superior.
O
processo de estudos referente às mudanças educacionais no ensino superior ao
longo do tempo envolve o Ministério da Educação, cultura e a academia
brasileira de ciências que desenvolveram documentos favoráveis ao debate e
questionamentos acerca da reforma do ensino superior, dando ênfase a diversas
particulares da reforma acadêmica. Ao elencar o seguinte conceito, “Por uma
reforma urgente para salvar as universidades públicas do nosso país” consideramos
a necessidade da sociedade em construir cidadãos críticos e reflexivos com uma
identidade nacional, saindo do método tradicional de ensino, ou seja, uma cópia
das universidades Europeias, sendo assim as políticas públicas intervenha no
desenvolvimento democrático, com autonomia dos indivíduos em sua aprendizagem,
levando em consideração a importância de investimentos do governo nas áreas de
tecnologia, ciência e educação. Entretanto, as desigualdades sociais de renda e
de estrutura de ensino médio em nosso contexto social dificulta o acesso ao
ensino superior público. Problematização social do quesito de questionamentos
acerca da aprendizagem de uma população que possuem diversas divergências em
seu ápice de Aprender como: falta de infraestrutura, politicas públicas
voltadas para os comprometimentos com a população em geração de empregos dentre
outros aspectos sócios- econômicos. Por isso, ao destaca-se o
apoio à recuperação do ensino público do primeiro e segundo graus, fato de
grande importância para o desenvolvimento de graduações e pós-graduações de
qualidades e oportunidades para as pessoas menos favorecidas economicamente,
mas também para reduzir a desigualdade no acesso das camadas menos favorecidas
da população à universidade pública, que agrava má distribuição de renda em um
país subdesenvolvimento como o nosso, deste modo os objetivos de formalizar um
projeto de diversificação de continuação de estudos para uma universidade
pública de qualidade e competência para uma população ampliando os conceitos de
habilidades e oportunizarão as classes sociais a ter acesso a cursos de
formação, entretanto o Brasil tem também várias fases de retrocesso por um uma
sequência de governantes que não investem ou se quer acreditam no processo
educacional.
Referências
1. MANIFESTO DE ANGRA Por uma reforma
urgente para salvar a universidade pública brasileira Reformar o ensino
superior – Ensinar a aprender Reformar a organização – Mérito e valores
acadêmicos Autonomia e financiamento público O papel da universidade pública na
geração e difusão de conhecimento Reforma já.
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